terça-feira, agosto 21, 2007

Gwoemul (7/10)


Para quem não está habituado a cinema Asiático, mais concretamente, Sul Coreano, como é o meu caso, poderá estranhar bastante o facto de um filme poder conter tantos géneros como horror, ficção, comédia e drama, mas é um tipo bastante comum por aquelas bandas, pelo que poderão até estranhar um pouco e provavelmente pensar que estão a brincar com a gente. Na verdade em cada parte do filme, e mesmo em sequências seguidas poderemos ter mudanças quase violentas de estado de alma, que poderão mudar de puro riso a um grande susto e logo de seguida uma tremenda tristeza, pelo que muita gente poderá mesmo achar mau o filme, mas não digam que não vos avisei, aquilo não é cinema japonês e, muito menos, ocidental.
Quanto a história, que de uma maneira simples, conta a tentativa dos familiares de Ah-sung Ko (Park Hyun-seo), que foi raptada por um ser mutante das aguas do rio e esgotos da cidade, que após muitas e atribuladas situações se vê perante um drama familiar versus drama de sobrevivência.
Um bom filme para quem quiser singrar no cinema Sul coreano, quem não quiser que se fique pelas novelas, dizem que são bastante boas e onde as situações nunca são "estranhas demais".